Prefeito Nelson Nahim anuncia entendimento para retorno do PSF

O Prefeito Nelson Nahim anunciou nesta terça-feira (14), o retorno do Programa de Saúde da Família (PSF), suspenso em Campos desde 2008 devido ação do Ministério Público Federal, que alegou uso indevido dos recursos repassados pelo Ministério da Saúde. Atento ao novo cenário criado pelo próprio governo federal, que tem incentivado os municípios a implantar políticas públicas de saúde preventiva, através da estratégia de saúde da família, o prefeito recomendou à Procuradoria Geral do Município que buscasse saída jurídica para retomar o programa em Campos, com aproveitamento dos concursados em 2008.

O anúncio foi feito pelo Prefeito Nelson Nahim durante solenidade de inauguração da creche-escola Dom Antônio Castro Mayer, no bairro Califórnia. Antes, no mesmo dia, o prefeito recebeu uma comissão de concursados no gabinete e falou da sua vontade política em dar andamento ao concurso. O presidente da Câmara de Vereadores, Rogério Matoso, participou da reunião e, na ocasião, o Prefeito chamou o subprocurador geral do município, Fabrício Ribeiro, que deu detalhes sobre as providências jurídicas necessárias para fazer a homologação do concurso.

– Estamos trabalhando para dotar Campos de um modelo de saúde pública para ser referência no Brasil. Estamos investindo nos hospitais e nas unidades de saúde, nas ações do Programa Prefeitura Presente e levando saúde às escolas. Estivemos trabalhando em busca de uma saída jurídica para retomar o PSF e os entendimentos neste sentido está avançando dentro do novo cenário da estratégia de Saúde da Família, que vem sendo, inclusive, implementado pelo governo federal. Recomendei à Procuradoria que dê agilidade ao processo do concurso do PSF e quero, em breve, poder homologar o concurso e convocar os concursados – anunciou o prefeito.

– O Prefeito Nelson Nahim está seguindo este novo cenário, incentivado pelo próprio governo federal, no qual todos têm a intenção de implantar estratégias de Saúde da Família. Dentro dos fenômenos que impediam o PSF em Campos, buscou-se e chegou-se a um consenso. O governo já tem parecer e, agora, respaldado juridicamente, a Procuradoria já trabalha numa fase com as possibilidades de homologar o concurso de 2008. Desde o início do governo a proposta é incrementar as ações de saúde preventiva  – disse o secretário de Saúde Paulo Hirano.

Ordem é agilizar – “Nós estamos agilizando os procedimentos jurídicos, conforme solicitação do prefeito, para que, em breve, o concurso seja homologado”, informou o subprocurador Fabrício Ribeiro.