Guardas mirins visitam Horto Municipal

Postado em

Quarenta guardas mirins visitaram o Horto Municipal nesta sexta-feira (22), acompanhados pela equipe da Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, e da Guarda Ambiental, da Guarda Civil Municipal. Os guardas mirins receberam noções de educação ambiental, de proteção dos animais e disciplina.

Os guardas mirins conheceram o espaço, espécies de mudas frutíferas e nativas, como pinha, cacau, carambola, jambo, entre outras. Eles também puderam conferir as árvores centenárias que existem no local, como a palmeira imperial e o pau Brasil. Antes, foram apresentadas palestras, com apresentação de slides.

– Uma grande mudança ocorreu na cidade, nos últimos anos. O seu desenvolvimento está cada dia maior. Apresentamos slides da estrutura, a dinâmica e os tipos de ecossistemas, para os guardas mirins. Eles conheceram como eram os ecossistemas nativos, que passaram por transformações, e hoje são antrópicos. Também ressaltamos a importância do meio ambiente em nossas vidas e o que podemos fazer para preservá-lo – informou o comandante da Guarda Ambiental, Márcio Barbosa.

A Secretaria de Meio Ambiente está desenvolvendo uma parceria com a Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ), para treinar a Guarda Mirim, para que no futuro possam ser monitores ambientais. A ação faz parte do currículo dos jovens, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

O estudante e futuro guarda mirim, Wendell da Silva Lopes, 17 anos, destacou a sua satisfação em estar no Horto Municipal. “Esta ação é muito importante para todos os jovens da cidade e também para nós, que seremos futuros guarda mirins. Não preservávamos o meio ambiente, pois não tínhamos este conhecimento. Com esta qualificação que a prefeitura está oferecendo, agora podemos preservá-lo e multiplicar as informações para os que não sabem”, declara Wendell.