PROJETO COMUNIDADES VERDES É INAUGURADO NA COMUNIDADE DO FOGUETEIRO

Postado em

A Superintendência de Território e Cidadania (STC), da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), inaugurou nesta terça-feira (26/02), o primeiro horto comunitário do Projeto Comunidades Verdes, no morro do Fogueteiro, em Santa Teresa. Na solenidade estavam presentes o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc, a superintendente de Território e Cidadania, Ingrid Gerolimich e Pedro Strozenberg, diretor Executivo da ONG Instituto de Estudos da Religião (ISER), parceira do projeto.

!cid_image001_png@01CE15D8

O projeto tem por objetivo contribuir para a melhora do microclima nas comunidades atendidas, implementando técnicas de recobrimento vegetal de muros, fachadas residenciais e encostas desprovidas de vegetação, reflorestamento, plantio de mudas, arborização e, também, gerar emprego e renda através da implantação de hortos e hortas comunitárias. Além disso, os alunos que mais se destacarem durante a qualificação irão atuar no projeto como jardineiros comunitários, com a tarefa de manter e multiplicar a iniciativa. Serão, no total, 40 jardineiros comunitários.

Sobre a futura comercialização do que será produzido nos hortos, Minc destacou: ”Nossa intenção é ver o que será produzido aqui nos mercados, competindo com os produtos que são vendidos hoje, cheios de agrotóxicos”.

E ainda sobre os frutos do projeto, a superintendente de Território e Cidadania (STC), Ingrid Gerolimich, disse que haverá uma conexão do projeto Comunidades Verdes com o Ecobuffet, também projeto da STC, com previsão de inauguração na comunidade do Salgueiro no mês de março.

“As plantações orgânicas daqui serão aproveitadas no projeto Ecobuffet, será realizada uma parceria para a capacitação dos alunos na produção de um buffet com objetivo do aproveitamento integral de alimentos e uso de produção orgânica”

O projeto Comunidades Verdes atua, também, nas comunidades da Formiga, Batan e Complexo do Alemão. Ao todo, serão formados 120 alunos em técnicas de reflorestamento e plantio.