Samuel Malafaia quer identificador de vaga nos estacionamentos

Postado em

Quem nunca entrou em um estacionamento e simplesmente ficou perdidor sem saber aonde a sorte iria lhe apontar uma vaga? Situação muito conhecida nos grandes estabelecimentos e centros comerciais do Rio de Janeiro, principalmente em épocas de grande apelo comercial, como Natal, dia das Mães e Dia das Crianças.

Samuel-Malafaia

Na maioria dos casos, o valor do estacionamento está associado ao tempo em que o veículo permanece dentro das cancelas. O problema é que muitos clientes utilizam o tempo de carência apenas procurando por uma vaga sem conseguir estacionar seu veículo! E com isso, o tempo que se perde rodando para encontrar vagas disponíveis irá contar no valor a ser pago as administradoras desses estacionamentos.

Em 2011, O Deputado Samuel Malafaia desenvolveu o Projeto de Lei 1074/11 que determina que os estacionamentos de centros comerciais, shopping centers, supermercados, edifícios garagem, aeroportos e rodoviárias, entre outros, terão que instalar identificadores eletrônicos de vagas. Através de painel eletrônico, que ficará na entrada dos estacionamentos, as vagas desocupadas deverão estar identificadas, bem como o setor e sua localização para melhor situar o cliente.

O identificador eletrônico de vagas é um equipamento que ao ser instalado em estacionamentos, através de sensores de presença, possibilita a identificação de vagas ocupadas e desocupadas A obrigatoriedade se aplica somente a estacionamentos pagos, com capacidade acima de 100 vagas.