COMUNIDADE DO SALGUEIRO RECEBE AULA INAUGURAL DO PROJETO ECOBUFFET

Postado em

O projeto visa à conscientização para o tema “segurança alimentar” e aproveitamento integral de alimentos

 informe stc

Aconteceu nesta segunda-feira (04/03), na comunidade do Salgueiro, a aula inaugural do Projeto Ecobuffet, da Superintendência de Território e Cidadania – órgão da Secretaria de Estado do Ambiente. Na aula inaugural, foi explicada toda a proposta do projeto e os participantes assistiram a uma aula de educação ambiental.

 

O Ecobuffet é uma parceria da Secretária de Estado do Ambiente (SEA) com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que seleciona professores, formados em nutrição, para lecionar nos cursos de capacitação em aproveitamento integral de alimentos, culinária, empreendedorismo e educação ambiental, e para orientação e suporte na formação de uma cooperativa que ofereça serviços de Buffet Sustentável (com cardápio produzido a partir de alimentos reaproveitados).

 

O projeto espera promover a conscientização para o tema segurança alimentar e aproveitamento integral de alimentos, contribuir para a diminuição da produção de lixo orgânico da comunidade (cuja destinação imprópria gera chorume e gás metano), além de gerar trabalho e renda para os atendidos. O projeto atenderá as comunidades do Chacrinha, Salgueiro e Turano.

 

A coordenadora do Projeto Ecobuffet, Mariana Martins, espera que o projeto crie uma consciência profissional e educativa na vida dos moradores que irão fazer da iniciativa. “Esperamos que os moradores das comunidades da Grande Tijuca, que estarão ao longo desses cinco meses participando do projeto, possam ter uma nova perspectiva de vida, através de uma consciência ambiental e do conhecimento técnico, e que os tornemos capacitados profissionalmente a desenvolver novos desafios, enfrentando o mercado de trabalho com um diferencial sustentável”, afirmou Mariana.

Camisas do Projeto e manuais educativos foram distribuídos durante o evento. No decorrer do curso, os alunos receberão uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$120,00.

 

FÁBRICA VERDE ABRE INSCRIÇÃO PARA CURSO DE MONTAGEM E MANUTENÇÃO EM REDES 

 

O ensino é uma extensão para os alunos concluintes do curso Montagem e Manutenção de Computadores do projeto

 

O Projeto Fábrica Verde, da Superintendência de Território e Cidadania (STC), da Secretaria de Estado do Ambiente (SEA), no Complexo Alemão, está com inscrições abertas para a segunda turma do curso de Montagem e Manutenção de Redes. O curso é um novo módulo para os ex-alunos do curso de Montagem e Manutenção de Computadores, e requer apresentação do certificado de conclusão do mesmo para inscrição.

 

Ambos os cursos do projeto Fábrica Verde, que atua nas comunidades pacificadas do Complexo do Alemão e Rocinha, tem por objetivo o reaproveitamento de computadores, estimulando a inclusão social de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, gerando emprego e renda para os educandos atendidos. Além de proporcionar a reutilização destes equipamentos em favor da comunidade, contribuindo para a redução de resíduos sólidos, neste caso, o chamado e-lixo.

 

As inscrições para o curso de Montagem e Manutenção de Redes vão até dia 19 de março e devem ser realizadas na sede do projeto, localizada na Av. Itaóca nº 1961 – Bonsucesso. As aulas acontecerão às quartas-feiras, manhã (9h às 10h30) e tarde (14h às 15h30), e tem início marcado para o dia 20/03.