Filmes da Vida

Postado em

“Aquilo que você faz pela vida ecoa na eternidade.”

(Russel Crowe em “Gladiador”  – 2000)

 filmes da vida

Filme de hoje: “As aventuras de Pi”

 

Quem nunca passou por um momento difícil que atire a primeira pedra ou simplesmente ignore os próximos parágrafos.

Às vezes parece que basta um alfinete sair do lugar para os problemas aparecerem numa sequência múltipla. Notícia boa vem em unidade, mas se for perrengue… sai de baixo.

Cada pessoa identifica ao problema uma carga de intensidade tal que reflete sua capacidade de compreensão do mundo. Pode ser que para uma pessoa mais egocêntrica e centrada em futilidades quebrar uma unha seja tão grave quanto a questão da desnutrição infantil na África.

Quem sou eu para julgar o que é grave ou não fora dos limites da minha realidade. De fato, o foco do texto não é no problema em si, mas na capacidade de superação inerente ao homem.

São os momentos de turbulência que constroem o nosso caráter e mostram quem realmente somos. É também nos momentos de dificuldade que separamos o joio do trigo e os amigos de barzinho dos verdadeiros amigos.

Diante dos desafios passamos a nos conhecer mais intimamente. Descobrimos sermos mais fortes do que poderíamos suspeitar. É muito fácil bater no peito e dizer que jamais roubaria um pão quando se tem a geladeira farta.

Se cada um interpreta os problemas de uma forma; imagina as disparidades de interpretação de um filme que narra uma fábula fantástica sob a direção do aclamado Ang Lee. No longa, Suraj Sharma interpreta o jovem Pi Patel. Durante uma viagem em mudança para o Canadá com sua família e os animais do zoológico, o navio cargueiro onde se encontram é atingido por uma abrupta tempestade que muda todo o rumo da história.

Pi sobrevive ao naufrágio junto a Richard Parker – um feroz tigre de bengala – em um bote salva-vidas. Entre uma cena e outra, as ondas trazem novos desafios para Pi. Além das dificuldades é preciso enfrentar o medo de ser devorado pelo tigre. A maré de azar continua intensa, mas Pi mantém sua fé inabalável. Um grande espetáculo cinematográfico que sensibiliza e desperta reflexões.

Doenças, derrotas, desastres, perdas… “Problema todo mundo tem” é uma das poucas verdades universais. Só não podemos permitir que um momento de infortúnio ofusque toda uma vida de esplendor. Que valor teria a luz se não existisse a escuridão? Não sei se para tudo há solução, mas é preciso ter fé; acreditar.

Ter fé está muito acima de qualquer religião. A crença de que o sol voltará a brilhar intensamente e irá evaporar os vestígios da tempestade é o combustível que nos mantém fortes e impermeáveis ao temporal.

 

Ficha técnica:

Titulo original: “Life of Pi”

Ano: 2012

País: EUA

Direção: Ang Lee

Juliana Lopes

                                                                                                            Por Juliana Lopes