Câmara de Campos terá sessão especial para portadores da síndrome de down

Postado em

O vereador Gil Vianna , autor do requerimento,  teve uma filha que enfrentava o distúrbio

câmara-2013

 

 O Dia Internacional da Síndrome de Down terá espaço para debates e reflexões na Câmara Municipal de Campos, no próximo dia 21, com a realiação de uma sessão especial a partir de 10 horas. O vereador Gil Vianna (PR), autor do requerimento e que teve uma filha que enfrentava o distúrbio, disse que o evento servirá para que sejam superadas algumas barreiras como o preconceito e a exclusão. .

“A gente percebe que há um olhar diferente, preconceituoso, por parte das pessoas ao tratar as pessoas que tem a síndrome de Down. É importante promovermos esta sessão especial porque vai permitir maior visibilidade porque a gente mostra que são pessoas comuns, crianças que gostam de brincar como qualquer outra. E são seres humanos que precisam do nosso apoio e da ajuda de todos”, afirmou.

“A sociedade está vendo cada vez que não justifica esse tipo de preconceito contra essas pessoas com síndrome de Down que estão cada vez mais nas ruas, na escola, no trabalho. As pessoas começam a perceber que a inclusão é possível e depende de cada um de nós. Basta abrirmos nossos corações para essas pessoas”, acrescenta o vereador.

Gil Viana acredita que o trabalho para o avanço da inclusão na sociedade dos portadores da síndrome de donw tem avançado na medida em que agora existem pais como ele em Campos e o deputado federal Romário (PSB-RJ), que igualmente tem uma filha na mesma situação.

Já confirmaram presença à sessão representantes de entidades como a APAE, Apõe e Apap, bem como outros segmentos da sociedade civil organizada. O secretário de Governo da prefeitura de Campos, Suledil Bernardino, representará a prefeita Rosinha Garotinho. Haverá também depoimentos de mães e de um autista casado com uma portadora da síndrome.