Município adere ao Pacto Nacional pela Alfabtização

Postado em

Pirai pacto nacional alfabetização

A Secretaria de Educaçao de Piraí promoveu no dia 28 de fevereiro, no CIEP Municipalizado Professora Margarida Thompson, encontro de professores da 1ª à 3ª series da rede municipal, para tratar do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Aberto pela Secretária Sandra Simões, o encontro contou com a presença do Prefeito Luiz Antonio da Silva Neves, pediatra, que comparou medicina e alfabetização para justificar a enorme impotância do Pacto:

“A medicina considera os primei-ros anos de vida fundamentais para a boa formação do ser humano. Do mesmo modo ocorre na educação, pois a alfabetização de qualidade e na hora certa tem papel decisivo na vida escolar mais produtiva, na formação do cidadão e do profissional”, afirmou o prefeito. O Prefeito aproveitou a ocasião para informar os professores sobre o andamento da revisão do Plano de Cargos e Salários, que beneficiará todos os profissionais da área
de educação, respeitando, porém, os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que fixa per-centuais de despesa com a folha de pagamento do município, a fim de não prejudicar investimentos.Piraí pôde dar início às ações do Pacto por ser um dos raros municí-pios do Estado que atende a todos os critérios fixados pelo Ministério da Educação, como possuir professores de alfabetização concursados.

O Pacto Nacional pela Alfabeti-zação na Idade Certa visa a garan-tir que todas as crianças estejam
plenamente alfabetizadas na idade apropriada. Para possibilitar que os municípios possam cumprir as me-tas, o Ministério da Educação ins-tituiu ações de incentivo à alfabeti-zação em português e matemática, oferecendo ainda apoio técnico e financeiro  bolsa para os professores participantes , além de promover avaiações sistemáticas.“Temos que trabalhar em cima de resultados para melhorarmos cada vez mais a qualidade de nossa educação.

Para isso, vamos propor-cionar também oportunidade de for-mação continuada aos nossos pro-fessores”, salientou Sandra Simões.
O Prefeito Luiz Antonio anunciou ainda que o Governo está promovendo estudo de reorganização de todas as carreiras de servidores para a realização de concurso nas áreas necessárias e aproveitou a ocasião para esclarecer o caso das horas extras, diante da versão que circula de que a nova administração cortou esse direito de todos os servidores municipais.“Hora extra é um direito de todo trabalhador.

Não cortamos esse direito de ninguém. Todos os que fizerem hora extra continuarão re-cebendo normalmente”, frisou Luiz Antonio.