Defesa Civil: Choveu mais de 40mm nas últimas 24 horas

Postado em

De acordo com o pluviômetro da Defesa Civil Municipal, de ontem (segunda-feira, 18) até as primeiras horas de hoje (terça-feira, 19), num período de 24 horas, choveu cerca de 40,60 milímetros na área urbana. Este dado, segundo o subcomandante da Defesa Civil Municipal, major Edson Pessanha, é positivo e dentro da normalidade. Ele destaca, ainda, que durante todo o mês de março choveu cerca de 88 milímetros no perímetro urbano.

A previsão, segundo o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), é de chuva para os próximos dias, mas não há previsão da quantidade de água. “O Inea e outros institutos costumam nos precisar a quantidade de água que vai chover cerca de um dia antes do acontecimento para que possamos nos precaver. Mas lembrando que é uma previsão, o que não quer dizer que vai acontecer precisamente o que foi falado, como já aconteceu outras vezes ”, destaca major Edson.

A chuva na região do Imbé nos últimos dias mediu em torno de 100 milímetros, desaguando na Lagoa de Cima que, por gravidade, aumentou o nível do Rio Ururaí. Não há risco para a população, já que o nível continua numa quota normalizada, de 2,20m.  Em decorrência da chuva, na região rural, houve isolamento de algumas casas na localidade de Mocotó e na área urbana houve acúmulo de água em alguns pontos.

– Na área urbana já melhorou muito a situação das ruas que antes viviam alagadas com qualquer chuva. Com as últimas construções de galerias pluviais, a drenagem das águas da chuva foi ainda mais facilitada. Ainda há muito a se melhorar, mas os avanços ocorridos facilitou muito a vida da população neste período- destacou major Edson.