Dia Mundial da Água: palestras e limpeza das margens do Paraíba

Postado em

Amanhã (sexta-feira, 22) será comemorado o Dia Mundial da Água, data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente divulgou nesta quarta-feira (20) uma programação para conscientizar a população sobre a importância desse bem natural, que terá a participação da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, Fundação Municipal da Infância e da Juventude e Guarda Civil Municipal, Associação dos Pescadores da Coroa e da Concessionária Águas do Paraíba.
Rio Paraiba do Sul
A programação vai ser aberta as 9h30 e, em seguida, haverá uma palestra com o tema Poluição da Água e Preservação da Mata Ciliar. A partir das 11h15 haverá mutirão para a limpeza das margens do Rio Paraíba do Sul com a participação de pescadores, Guarda Mirim, Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal e Secretaria de Serviços Públicos. A programação será encerrada às 14h com visita `s Estação de Tratamento de Água da Coroa.

– É uma forma de debatermos um tema tão fundamental – destacou o Secretário de Meio Ambiente, Wilson Cabral.

Segundo a ONU, cerca de 0,008 %, do total da água do planeta é própria para o consumo, mas grande parte das fontes – rios, lagos e represas – esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Também em 22 de março, foi divulgada a “Declaração Universal dos Direitos da Água”.