Mobilização pelo Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose

Postado em

Domingo (24) é o Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose. Em Campos, o Programa Municipal de Controle da Tuberculose realiza uma mobilização nesta sexta-feira (22), das 9h às 17h, nos hospitais Beneficência Portuguesa, Santa Casa de Misericórdia de Campos, Álvaro Alvim e Plantadores de Cana, além do Posto de Urgência (PU) de Guarus e da Saldanha Marinho. Serão distribuídos kits com folhetos informando sobre a doença, cartazes para divulgação do programa do município e potes para coleta de material para o exame de baciloscopia (teste do escarro).
tuberculose-tem-cura
A coordenadora do Controle da Tuberculose, Simone Fagundes, lembra que o programa municipal é referência em diagnóstico e tratamento da doença no Norte e Noroeste Fluminense. Atualmente, a média é de 200 pessoas cadastradas no programa, em tratamento.

A especialista explica que os kits serão entregues aos responsáveis pelos ambulatórios dos hospitais e das unidades pré-hospitalares. Durante toda a semana, os ambulatórios realizarão a coleta em pessoas com sintomas da tuberculose, enviando o material para exame ou já encaminhando o paciente para atendimento no programa.

O Programa Municipal de Controle da Tuberculose funciona na Estrada de Santa Rosa, s/n°, no Parque Santa Clara, ao lado do Hospital Geral de Guarus (HGG). Telefones para informações são o 2726.1100 – ramal 1258 ou o 2735.7834.