Dia Mundial da Água é marcado por conscientização

Postado em

A Secretaria de Meio Ambiente marca esta sexta-feira (22) com muita conscientização sobre a maior fonte de vida do planeta: a água. As ações acontecem em prol do Dia Mundial da Água,  instituído Organização da Nações Unidas (ONU), em 22 de março de 1992. Fazem parte da programação palestras, conscientização, limpeza na margem do Rio Paraíba do Sul e visita à Estação de Tratamento de Água (ETA) da Coroa. As ações aconteceram na comunidade da Coroa, embaixo da Ponte Alair Ferreira.

Com foco nos alertas em relação à água, a programação iniciou no galpão do Iate Clube dos Pescadores com palestras do comandante da Guarda Ambiental, Marcio Barbosa Filho, falando sobre o tema “Degradação dos Corpos Hídricos”. O coordenador de Planejamento Ambiental da secretaria de Meio Ambiente, Carlos Ronald Arêas, também ministrou palestra sobre o tema “Mata Ciliar”. As ações seguem com limpeza da margem do Rio Paraíba do Sul e visita à Estação de Tratamento de Água da concessionária Águas do Paraíba.

Wilson Cabral, secretário de Meio Ambiente, alerta para os números quanto à água potável no mundo. “A água é uma fonte esgotável de recurso. O planeta é composto por 70% de água e, sem ela, não há vida. O que alertamos é que destes 70% de água, 97% são água salgada, sendo 3% das calotas polares e 0,008% água própria para o consumo. Então, o mínimo que podemos fazer é usar racionalmente o recurso e ter consciência que devemos proteger o pouco que temos. Esta ação de limpeza do Rio Paraíba do Sul é uma forma de alertar para este cuidado, já que ele é fonte de abastecimento de três grandes estados”, pontua.

O presidente da Associação de Pescadores Artesanais da Coroa do Grande Paraíba do Sul, Elenilson do Espírito Santo, parceiro na ação, explica a importância dos trabalhos. “A água é a própria vida. É o único meio que temos de sobreviver. Não só a comunidade pesqueira, mas todos os munícipes. Viemos aqui para chamar a atenção da população para o cuidado com este bem e também para pedir o monitoramento da qualidade da água que consumimos”, pontua. O Guarda Mirim, Marlon Nascimento, de 15 anos, também participou das ações. “Vamos preservar e evitar a poluição. Pelo nosso futuro”, concluiu.

Parceiros como Fundação Municipal da Infância e Juventude (FMIJ),  Secretaria de Serviços Públicos, Associação de Pescadores da Coroa e a concessionária Água do Paraíba, participam durante todo o dia das ações.